Prisão de Bolsonaro: Cleitinho critica decisão de Moraes, cita anistia e promete reação

Por meio de um vídeo das redes sociais, o parlamentar criticou a decisão de Moraes

Presidente Jair Bolsonaro (PL) e deputado estadual Cleitinho

O senador Cleitinho (Republicanos) se manifestou sobre a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no início da manhã deste sábado (22).

Por meio de um vídeo das redes sociais, o parlamentar criticou a decisão de Moraes.

“Bolsonaro foi preso agora por pedido do ministro Alexandre Moraes, pelo vídeo que o filho dele, o Flávio Bolsonaro, fez pedindo uma vigília, uma oração na porta da casa dele. E outra coisa também que ele disse, foi a questão da violação da tornozeleira meia-noite. Eu faço uma pergunta para vocês. O Bolsonaro está sendo monitorado pela Polícia Federal 24 horas. Qual a possibilidade de fuga do Bolsonaro?”.

Na mesma publicação, Cleitinho quesitionou uma das teses usadas pelo STF para embasar a decisão e prometeu uma reação dos aliados do ex-presidente.

“Lembrando que o dia tem 24 horas, o Bolsonaro está tendo soluço 23 horas. A saúde dele está debilitada. Qual o sentido faz do Bolsonaro fugir? E essa vigília que o Flávio Bolsonaro pediu de oração, aonde tem algum problema nisso? Então, espero que todos senadores, deputados federais que foram apoiado pelo Bolsonaro, como eu fui, possa se manifestar e que a gente possa pedir a anistia o mais rápido possível no Congresso Nacional. Nós não vamos parar de lutar. Não vamos desistir. Vamos para cima. Tamo junto”.

A Motivação Central da Prisão: Garantia da Ordem Pública e Risco Iminente

Fontes ligadas à investigação confirmaram que a principal motivação para a solicitação da prisão preventiva foi a necessidade de garantir a ordem pública e a segurança institucional.

A Polícia Federal argumentou, em sua petição ao STF, que um chamado público feito na véspera (sexta-feira, 21) representou um risco de segurança imediato e inaceitável. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) havia convocado publicamente uma vigília em frente à residência do pai.

A PF avaliou que a mobilização, potencialmente grande e de natureza passional, criava um cenário de alto risco para a integridade dos participantes, dos vizinhos, e dos próprios agentes policiais designados para a custódia e monitoramento do ex-presidente.

Para o STF, a convocação configurou um novo descumprimento de medidas cautelares, extrapolando a linha de instigação e criando um vetor de risco concreto e imediato.

Leia também

‘Vou festejar': opositores cantam e dançam para comemorar prisão de Bolsonaro; veja

Nikolas critica prisão de Bolsonaro e diz que ex-presidente é perseguido

Gleisi Hoffmann defende prisão de Bolsonaro: ‘Na democracia, a Justiça se cumpre’

Prisão de Bolsonaro, ao vivo: repercussão e detalhes direto de Brasília

Leia também

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.

Ouvindo...