Movimentos de direita de Belo Horizonte e de outras regiões do país anunciaram uma manifestação nacional em Brasília (DF) em reação à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, detido neste sábado (22).
De acordo com os organizadores — entre eles coletivos conservadores, lideranças regionais e grupos de mobilização em diversos estados —, a concentração está marcada para a Catedral Metropolitana de Brasília, a partir das 14h. Depois, os participantes devem seguir em direção à área central da capital federal.
Os grupos afirmam que o objetivo do ato é realizar uma manifestação pacífica em defesa das liberdades individuais e das garantias constitucionais.
Leia também:
Zema sobre prisão preventiva de Bolsonaro: ‘Injustiça prevaleceu’ Eduardo pede para que seguidores não desanimem com prisão de Bolsonaro: ‘Não acabou’ Bolsonaro é preso por violar cautelares e tentar obstruir investigações, diz STF
Audiência de custódia
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF),
Bolsonaro foi preso de maneira preventiva. Moraes considerou que o ex-presidente descumpriu as medidas cautelares impostas na prisão domiciliar após o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL), convocar uma vigília na frente da casa do pai, no condomínio Solar de Brasília 2.
O magistrado também afirmou que Bolsonaro violou o uso da tornozeleira eletrônica, segundo informações do Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal. Segundo a decisão, Bolsonaro violou o equipamento de monitoramento eletrônico às 0h08 deste sábado.