Nome preferido do presidente Lula (PT) para concorrer ao governo do estado em 2026, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) está confirmado nas duas agendas do petista desta sexta-feira (29), em Minas Gerais.
O primeiro compromisso será a inauguração de um complexo de obras de mobilidade urbana em Contagem, cidade comandada por Marília Campos e reduto do PT na Grande BH.
A prefeita de Contagem vem sendo cotada como possível candidata a vice em uma chapa encabeçada por Pacheco. Ela, no entanto, afirma que pretende concluir seu quarto mandato à frente da prefeitura.
Foi exatamente em Contagem, no anúncio de investimento desta obra, em junho do ano passado, que
“Além de ser um mineiro muito importante, Pacheco tem a coragem de dizer que enquanto ele fosse presidente do Senado, a democracia não ia correr risco nesse país. E é por isso que cresceu a minha admiração pelo Pacheco e, mais ainda, todas as coisas que a gente precisa aprovar em benefício do povo brasileiro, quando eu preciso, eu vou no Pacheco. Eu só quero dizer para vocês, obrigado, Minas Gerais por me dar o Pacheco como companheiro e como presidente do Senado, eu sou agradecido”, disse Lula na passagem por MG em 2024.
Apesar das declarações de Lula, o senador Pacheco ainda não confirmou se pretende se lançar candidato ao governo de Minas em 2026. Quanto questionado sobre os planos para o próximo ano, Pacheco desconversa e diz que as questões eleitorais serão decididas mais próximo da eleição.
Elogios do presidente
À época, em entrevista à Itatiaia, Lula defendeu o nome de Pacheco e afirmou que a decisão de concorrer ao governo do Estado estava nas mãos do senador.
“Em 2026 é outra história. Pacheco, que deve ser candidato, vai ser um extraordinário candidato para o povo e só não será se não quiser. Não sei o que ele quer, mas considero o Pacheco a mais importante personalidade de Minas Gerais hoje, jovem e muito competente”, afirmou.
Após essa agenda em Contagem, Lula deu inicio a uma escalada de elogios que passaram a ser feitos ao senador mineiro. Em agendas em diferentes pontos do Estado e do país, Lula tem se referido a Pacheco como “futuro governador” de Minas Gerais. A candidatura de Pacheco tem o apoio de lideranças petistas de diferentes alas dentro do PT mineiro.