Ouvindo...

Lula em Minas Gerais: saiba qual obra Lula vai visitar esta semana no estado

Presidente da República voltará a Minas nesta semana para acompanhar obras em cidade da Grande BH; existe expectativa por anúncio de mais investimentos

Presidente Lula volta a Minas Gerais nesta semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a Minas Gerais nesta semana. O Palácio do Planalto confirmou que o petista visitará, na sexta-feira (29), a cidade de Contagem, na região metropolitana - cidade que tem como prefeita a correligionária Marília Campos.

Lula acompanhará a inauguração do primeiro trecho do complexo de obras da Avenida Maracanã. O presidente esteve no município pela última vez em junho do ano passado para anunciar as obras de macrodrenagem e de melhoria do transporte público no local.

Leia também

Expectativa

Existe também uma expectativa, por parte de interlocutores, que, na visita, Lula anuncie, também, a liberação de recursos para uma demanda antiga da região: a ampliação do metrô da estação Eldorado até o bairro Beatriz.

O projeto é recorrentemente lembrado por Marília, que já fez cobranças públicas ao governo federal pela ampliação. De acordo com apuração da Itatiaia, a prefeita tem chances de conseguir recursos robustos junto ao governo do PT na agenda de sexta-feira.

Além da boa relação que mantém com o presidente desde os tempos de militância nas fileiras do Partido dos Trabalhadores, Marília ganhou musculatura internamente na legenda após ser eleita a prefeita mais votada do Brasil.

Anúncios de 2024

Em sua última visita a Contagem, no ano passado, Lula anunciou uma série de investimentos que integram o Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, e preveem a construção de uma avenida de 4,5 km, com ciclovia, viaduto, cinco pontes e duas galerias, além de um canal de 3,5 km para conter enchentes no córrego Maracanã/Matadouro.

O investimento de R$ 245 milhões promete beneficiar mais de 220 mil pessoas, reduzindo em até 20 minutos o tempo de deslocamento diário e prevenindo alagamentos.

Além da infraestrutura viária, Lula anunciou recursos para urbanização e saúde. Contagem foi contemplada com R$ 133 milhões para urbanizar o bairro Nascentes Imperiais e regularizar o bairro Funcionários.

Na saúde, o município ganhou reforço de 46 equipes da Estratégia de Saúde da Família, chegando a 186, e receberá duas novas Unidades Básicas de Saúde, além da retomada de obras em três UBSs paradas e em um Centro de Atenção Psicossocial.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.