Após receber convite da prefeita Marília Campos (PT), o presidente Lula (PT) é aguardado no dia 29 de agosto na inauguração do primeiro trecho do complexo de obras da Avenida Maracanã, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A presença de Lula no evento é tratada como uma grande possibilidade, após o presidente ter dito em Contagem, em julho do ano passado, que voltaria para inaugurar a primeira parte das obras.
Nos últimos encontros com o presidente, Marília reforçou o convite para inauguração. Parlamentares mineiros como o deputado Rogério Correia (PT) reforçam o coro pelo retorno de Lula a Minas Gerais.
Sonho antigo de Contagem pode ser realizado, dizem petistas
Reservadamente, interlocutores disseram à Itatiaia que é grande a expectativa que Lula possa anunciar um pacote de recursos para realizar um sonho antigo da população de Contagem: a ampliação do metrô da estação Eldorado até o bairro Beatriz, nas imediações da Via Expressa. Os recursos poderiam sair do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O projeto está na lista de prioridades do governo de Marília Campos. Fontes garantem que a prefeita tem boas chances de conseguir recursos robustos junto ao governo do PT. Além da boa relação que mantém com o presidente desde os tempos de militância nas fileiras do Partido dos Trabalhadores, Marília ganhou musculatura internamente na legenda após ser eleita a prefeita mais votada do Brasil.
O impacto das obras na Avenida Maracanã
A equipe de Marília Campos disse à Itatiaia que as intervenções na Avenida Maracanã vão integrar o maior conjunto de obras de mobilidade urbana da história de Contagem. O governo da petista afirma que as intervenções vão desatar os nós formados no trânsito na região do centro histórico da cidade. O executivo diz ainda que as obras vão diminuir o tempo de deslocamento de moradores que precisam se deslocar do bairro Nova Contagem e das cidades de Esmeraldas e Betim, na Grande BH.