Ouvindo...

‘Não sou candidato': Presidente da ALMG diz que não está pensando no governo de Minas

Tadeuzinho diz que é cedo para discutir eleições e ressalta que está focado em equacionar a dívida de MG

Presidente da Assembleia, Tadeu Leite (MDB) afirma que não pensa em se candidatar ao Palácio Tiradentes

Em meio a pressões internas do MDB, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite, afirmou que “não existe candidatura” ao Governo de Minas, em 2026. A resposta foi dada por Leite ao ser questionado pela Itatiaia sobre o fato do seu nome estar sendo defendido por integrantes do MDB com potencial para disputar o Palácio Tiradentes no ano que vem. O parlamentar diz que fica feliz com o fato de estar sendo citado por colegas de legenda e representantes da iniciativa privada, mas destacou que é cedo para falar em eleição.

“Primeiro que não existe candidatura e eu não sou candidato. Eu fico feliz de estarem lembrando do meu nome, e se estão lembrando meu nome, nesse momento, é graças ao trabalho que fiz nesses últimos quatro mandatos como deputado estadual. Agora o meu único compromisso é dar sequência no trabalho como presidente aqui da Casa. Nós temos temas diversos e fundamentais e importantes, inclusive esse do Propag, como exemplo, e falo abertamente que aqueles que estão preocupados com 26 estão errados”, destacou.

Leia também

Tadeu ressaltou ainda que, devido à falta de preocupação com as eleições de 2026, não se furta de dialogar com diversas esferas para tratar dos temas relativos a Minas Gerais. “Eu acho que nós sempre preocupamos com Minas Gerais e com os 21 milhões de mineiros e se as pessoas estiverem preocupadas com 2026, nós não vamos conseguir resolver os problemas. Por isso que eu não me preocupo em dialogar com o presidente da República, com o governador do estado, com o Congresso Nacional, com quem quer que seja e for necessário para que a gente consiga resolver os problemas de Minas Gerais”, finaliza.

MDBistas “mais pragmáticos” defendem que o parlamentar é um perfil que somaria força a uma chapa ocupando o cargo de vice-governador. “Mais ousados”, alguns nomes do MDB sustentam que Tadeuzinho, como é conhecido pelos pares, têm musculatura política para alçar voos mais altos e ser cabeça de chapa.

O presidente do MDB em Belo Horizonte, o ex-presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo, é um dos entusiastas da candidatura e tem defendido publicamente o nome do presidente da Assembleia. Nos bastidores, os argumentos de Azevedo encontram sustentação entre alguns integrantes da legenda.

Com base no Norte de Minas, Tadeuzinho está no 4º mandato como deputado estadual e 2º mandato como presidente da Assembleia Legislativa. O parlamentar foi reeleito com apoio de 72 dos 77 deputados da Assembleia. No parlamento mineiro, integrantes da base governista e da oposição ao Governo Zema classificam o político como moderado e conciliador.

O político transita bem entre parlamentares que são inimigos políticos declarados. O bom trânsito entre diferentes partidos no legislativo estadual e o apoio de prefeitos, fora do eixo da Grande BH, são vistos com bons olhos por interlocutores que veem potencial político no atual presidente da ALMG.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.