Ouvindo...

Braga Netto e Mauro Cid vão se enfrentar em acareação no STF

Também vão ficar frente a frente no STF, Anderson Torres e Freire Gomes

O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a acareação entre Mauro Cid e Braga Netto; também vão ficar frente a frente no STF, Anderson Torres e Freire Gomes.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta terça-feira uma acareação entre o general Walter Braga Netto e o tenente-coronel Mauro Cid, marcada para o dia 24 de junho, às 10h, na sede da Corte. A decisão foi tomada no âmbito da ação que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados.

Leia mais: Documento achado com Anderson Torres será periciado por ordem do STF

O encontro foi solicitado pela defesa de Braga Netto, que apontou contradições entre os depoimentos prestados por ele e pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. “As declarações prestadas por Mauro Cid e pelo general Braga Netto são divergentes e precisam ser confrontadas presencialmente”, justificou a defesa.

Leia também

Na mesma decisão, Moraes também autorizou uma segunda acareação no mesmo dia: às 11h, entre o ex-ministro Anderson Torres e o general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército. A defesa de Torres alegou que o depoimento de Freire Gomes traz pontos que “divergem frontalmente” da versão apresentada pelo ex-ministro da Justiça.

A decisão reforça o avanço da fase final da ação penal, que também prevê perícias e diligências pontuais antes das alegações finais. Na mesma decisão, o ministro negou pedidos que considerou protelatórios, como a tentativa de Jair Bolsonaro de anular a delação premiada de Mauro Cid.

A Ação envolve, além de Bolsonaro, ex-ministros, militares e ex-assessores do governo anterior. A acusação central é a de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito após a derrota eleitoral de 2022. As investigações buscam esclarecer se houve articulação organizada para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.
Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.