Uma embarcação de turismo deve começar a navegar na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, entre dezembro deste ano e janeiro do ano que vem. Segundo o anúncio do governo de Minas na manhã desta quarta-feira (24), um barco Catamarã adaptado, que possui um casco espaçoso e com capacidade de até 80 passageiros, vai operar de graça por três meses na lagoa .
A ideia é que o barco visite os principais pontos turísticos do Conjunto Moderno da Pampulha, tendo vista em ângulo inédito de pontos como Igreja de São Francisco de Assis, o antigo Cassino (hoje Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube.
O passeio seria gratuito, com retirada de ingressos via internet, com três saídas por dia com novos passageiros. A licenciamento articulado junto a prefeitura de Belo Horizonte seria temporário - entre janeiro e março -, mas a ideia do governo é manter o passeio de forma permanente. Para a operação por três meses, o investimento é de R$ 1 milhão de reais.
Veja mais:
A secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, detalhou como será o funcionamento da embarcação.
“Nós estamos trabalhando em conjunto com a Copasa um projeto turístico, já em dezembro ou janeiro vamos ter, depende do processo de licenciamento, mas vamos ter um barco. Com recursos garantidos para ter esse barco turístico rodando com 80 passageiros, 3 saídas por dia. Inclusive com conversas avançadas com a prefeitura”, afirmou a secretária.
Segundo o vice-governador Mateus Simões (NOVO), a Lagoa da Pampulha já pode ser considerada limpa, mas ainda são necessários avanços para permitir o uso