Volta dos patinetes elétricos: PBH escolhe empresa para retomada

Resultado do chamamento público foi divulgado nesta terça-feira (3) e é passo fundamental para processo de volta

Prefeitura de BH fará dois dias de testes de direção segura em patinetes elétricos

Os patinetes elétricos devem voltar em breve a Belo Horizonte com a publicação do resultado do chamamento público 01/2026 nesta terça-feira (3) que determinou a empresa cazaque Jetshr como responsável pelo projeto.

Como imposto pela Superintendência de Mobilidade Urbana, a marca do Cazaquistão será responsável pela implantação e instalação do sistema, além de realizar a manutenção e operação do sistema de compartilhamento sem estação. Os patinetes podem ser acionados por meio de plataformas digitais.

Anteriormente, no primeiro uso dos patinetes elétricos em Belo Horizonte, foram registrados diversos acidentes inclusive um com vítima fatal, o que levou a prefeitura a realizar testes de segurança antes de retomar o processo.

Atualmente, a Jet atua em 11 estados brasileiros com cidades movimentadas como Balneário Camboriú-SC, Florianópolis-SC, Belém-PA, Natal-RN e Brasília-DF. Também faz operações semelhantes em mais de oito países, de acordo com seu site.

A empresa terá que oferecer, em Belo Horizonte, ao menos 300 patinetes para operação, que devem atuar nas regiões Central, Centro-Sul e Pampulha. Regras específicas do Executivo Municipal devem ser seguidas.

Essa é uma das últimas etapas para trazer de volta as patinetes para as ruas da capital. Antes do chamamento público, a prefeitura realizou testes com os modelos que serão utilizados. Moradores puderam fazer o uso do equipamento.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...