Ouvindo...

Mesmo com tornozeleira, Bolsonaro deve participar de motociata em Brasília

Ex-presidente é esperado em manifestação com motociclistas no Capital Moto Week; evento é promovido por apoiadores e usa vídeo com imagem gerada por IA

Durante o mandato de presidente, Bolsonaro fazia motociatas em várias cidades do Brasil

Mesmo sob a determinação de medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo uma tornozeleira eletrônica, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve participar de uma motociata em Brasília na próxima terça-feira (29). O ponto de encontro dos apoiadores será o Capital Moto Week, tradicional evento de motociclistas realizado na região da Granja do Torto, em Brasília.

Um vídeo de convocação que já circula nas redes sociais utiliza uma imagem gerada por inteligência artificial de Bolsonaro. A peça convida apoiadores a “ir à luta” e repete o bordão bolsonarista “Deus, Pátria, Família e Liberdade”.

Caso se confirme, esta será a segunda vez que Bolsonaro marca presença no evento. Em 2023, o ex-presidente foi recebido por apoiadores aos gritos de “mito”.

Apesar das cautelares, nada impede a presença de Bolsonaro no evento, desde que o deslocamento do ex-presidente aconteça dentro do horário permitido. Em caso de um desrespeito as medidas, o ministro Moraes já deixou claro que o ex-presidente deverá ser preso ‘imediatamente’.

Medidas cautelares

Bolsonaro é alvo de uma investigação da Polícia Federal e cumpre uma série de restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após nova operação da corporação realizada no último dia 18 de julho. Entre as determinações estão o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno (entre 19h e 6h), proibição de sair de casa aos fins de semana e veto ao contato com outros investigados - incluindo o deputado Eduardo Bolsonaro, seu filho.

Leia também

A decisão de Moraes se baseia em apurações da PF que apontam que Jair e Eduardo Bolsonaro teriam atuado para pressionar autoridades estrangeiras, especialmente nos Estados Unidos, a aplicar sanções contra membros do Judiciário brasileiro.

No dia 21 de julho, Bolsonaro exibiu à imprensa a tornozeleira eletrônica e declarou que o equipamento representa a “máxima humilhação”. Em resposta, Moraes advertiu que a violação das medidas poderá resultar na conversão imediata da cautelar em prisão preventiva.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio