O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (11), que o Brasil precisa ser um país soberano e democrático, no qual o povo brasileiro seja o único dono.
“Este país está precisando de todos nós, porque o mundo está ficando mais perverso. O mundo está ficando mais nervoso, e nós precisamos de um país soberano, democrático, e que o povo brasileiro seja o único dono deste país”, afirmou o presidente.
A declaração de Lula acontece em meio à crise diplomática do Brasil com os Estados Unidos, após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
As falas do presidente aconteceram durante a cerimônia de entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira, no Palácio do Planalto.
No evento, evento, Lula defendeu que o país precisa ampliar os investimentos em educação. Mesmo diante de pressões do Legislativo para reduzir gastos, o presidente afirmou que é necessário convencer o Congresso de que “educação não se faz de graça” e que recursos são indispensáveis para melhorar o setor.
“Para mudar a regra do jogo, é necessário convencer a sociedade, o Congresso Nacional e o próprio governo de que não é possível fazer educação de graça. Educação custa”, complementou Lula.