O secretário de Esportes e Lazer de Belo Horizonte, Rubem Rodrigues de Oliveira Júnior, conhecido como
À Itatiaia, o primeiro suplente do Podemos já havia adiantado que deixaria o cargo na prefeitura de BH para tomar posse como vereador na Câmara Municipal (CMBH).
O pedido de licença de Ganem foi enviado à Presidência da Casa na última terça-feira (23), alegando “motivos pessoais”. Como o afastamento é superior a 120 dias, o pedido resultou na convocação do primeiro suplente do Podemos — no caso, o secretário.
Entenda o caso
Ganem é alvo de um processo político-administrativo na Câmara Municipal que pode resultar na perda do mandato. Ele também responde a uma ação na
Na Câmara, a abertura do processo foi motivada por uma denúncia apresentada por um advogado, morador de Belo Horizonte e sem vínculos diretos com o Legislativo, que acusa Ganem de ter usado a capital mineira para se eleger, apesar de não residir no município.
Para apurar o caso, foi criada uma comissão processante formada por três parlamentares sorteados aleatoriamente:
Ao final do prazo de 90 dias para a condução da investigação, a comissão deverá produzir um parecer pela cassação ou pela manutenção do mandato, que será submetido à votação em plenário.