O vereador
No documento enviado à presidência da Casa, o parlamentar afirma que solicita a licença para “tratar de assuntos de natureza privada, que demandam atenção integral durante o período solicitado”. Ganem, que nasceu em São Paulo, mas foi eleito nas eleições de 2024 em Belo Horizonte, é alvo de um processo de cassação na Câmara Municipal.
No último dia 18 de dezembro, a
De acordo com a decisão do juiz Marcos Antônio da Silva, da 29ª Zona Eleitoral, Ganem teria fraudado a declaração de domicílio eleitoral ao indicar um endereço na capital mineira onde nunca teria morado, com o objetivo de legitimar a candidatura ao Legislativo.
A decisão, no entanto, foi proferida em primeira instância, e o vereador ainda pode recorrer.
A sentença determina ainda que Ganem fique inelegível por oito anos, contados a partir das eleições de 2024.
Na Câmara Municipal,
O caso foi motivado por uma denúncia apresentada por um advogado, morador de Belo Horizonte e sem vínculos diretos com a Câmara Municipal, que acusa Ganem de ter usado a capital mineira para se eleger, apesar de não residir no município.
Para apurar o caso, foi criada uma comissão processante, formada por três parlamentares sorteados aleatoriamente:
Ao final do prazo de 90 dias para conduzir a investigação, a comissão deverá produzir um parecer pela cassação ou pela manutenção do mandato, que será submetido à votação em plenário.
As primeiras reuniões para tratar do pedido de cassação estão previstas para janeiro, conforme convocação feita pelo presidente do Legislativo, vereador