Uma obra prometida há décadas começa a ganhar forma na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O metrô da capital mineira entra em uma nova fase a partir de 2026, com a entrega de novas estações, ampliação da malha e a chegada de novos trens. O cronograma atualizado prevê avanços já no início do próximo ano.
O Secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, destacou que 2025 marcou um ponto de virada para o sistema metroviário. “O metrô é uma obra aguardada há décadas aqui para os seis milhões de mineiros moradores da região metropolitana”, afirmou.
Segundo ele, um dos principais marcos deste ano foi a modernização completa da Linha 1. “No ano de 2025 a gente teve a reforma completa de todas as 19 estações da Linha 1”, disse o secretário.
Novas estações e entregas antecipadas
Entre as entregas prometidas está a estação Novo Eldorado, que amplia a atual Linha 1, ligando Venda Nova à região de Contagem. De acordo com o secretário, o prazo será cumprido. “Vamos entregar a primeira nova estação, que é o Novo Eldorado, rigorosamente dentro do cronograma, em janeiro de 2026”, garantiu.
Outro avanço importante é a antecipação das obras da Linha 2, que vai ligar a região Oeste ao Barreiro. As estações Nova Suíça e Amazonas, inicialmente previstas para 2028, agora devem ser entregues dois anos antes. “Vamos antecipar a entrega das estações Amazonas e Nova Suíça da Linha 2, que tinham pelo contrato a previsão para 2028, e já vamos ter o início de operação parcial em 2026”, explicou Pedro Bruno.
As outras cinco estações da Linha 2 — Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro — seguem com previsão de conclusão em 2028.
Novos trens
Além da ampliação da malha, o sistema também passará por uma renovação da frota. “Embarcamos os primeiros novos trens, que são totalmente os mais modernos que existem, vêm direto da China, então a tecnologia vai trazer muito conforto pros mais de cem mil usuários diários do nosso metrô”, afirmou o secretário.
Estações revitalizadas
As mudanças não se limitam às novas estações. A Linha 1 passou por uma ampla revitalização, com melhorias estruturais e tecnológicas. “A gente teve aí a revitalização completa das 10 das 19 estações da Linha 1, toda uma repaginação para trazer mais conforto pros usuários”, destacou Pedro Bruno.
Entre as melhorias estão a instalação de wi-fi em todas as estações, modernização de acessos e reformas nas estruturas. O secretário detalhou ainda o andamento das obras.
“As outras nove estações seguem o prazo contratual até março de 2026”, afirmou. Segundo ele, todas estarão remodeladas até o fim do prazo.
Atualmente, a Linha 1 do metrô tem 28,1 quilômetros de extensão e liga o Vilarinho, em Venda Nova, ao Eldorado, em Contagem. Com a expansão até o Novo Eldorado e a futura ligação com o Barreiro, o sistema ganhará mais 10,5 quilômetros e sete novas estações.