Quadro de Bolsonaro é ‘estável’ após cirurgia, e ex-presidente passará Ano Novo no hospital

Informações foram repassadas à imprensa em entrevista coletiva realizada pela equipe médica do ex-mandatário na tarde desta segunda-feira (29)

O ex-presidente Jair Bolsonaro

O quadro de saúde de Jair Bolsonaro (PL) é “estável” após o novo procedimento realizado no ex-presidente na tarde desta segunda-feira (29) para tentar frear as crises de soluço que o acometem. Contudo, ainda não houve o resultado esperado pela equipe médica e Jair Bolsonaro deve passar os próximos dias, inclusive a virada de ano, no hospital. As informações foram concedidas em coletiva de imprensa depois da nova intervenção médica.

Claudio Birolini, cirurgião geral que acompanhou o ex-presidente, explicou que o tratamento foi dividido em três partes, feitas de forma simultânea. A primeira foi um cuidado especial com a alimentação, a segunda com apoio medicamentoso e, a terceira, com o bloqueio do nervo frênico. “(Bolsonaro) respondeu de todas essas formas relativamente bem, mas não obtivemos o resultado esperado”, destacou o médico.

Ele ainda pontuou que, como há pouco tempo para as intervenções, houve uso de uma dose terapêutica mais baixa e que já estava nos planos que o ex-presidente faria dois procedimentos cirúrgicos. “Hoje fez uma dose um pouco mais alta, mas temos que esperar a evolução e a resposta. O nosso acompanhamento é diário, mas não queremos também prolongar muito a internação”, disse.

O cirurgião informou que é necessário esperar 48h para avaliação do quadro do ex-presidente e que ainda está prevista uma nova endoscopia digestiva alta, que deve ser realizada na próxima quarta-feira (31). “Estamos trabalhando para que, sem intercorrências, ele fique (internado) até a quinta-feira (1º)”, explicou.

Os médicos também detalharam que o ex-presidente sofreu dois novos picos hipertensivos, durante a cirurgia e depois do procedimento, o que, inclusive, atrasou a saída da equipe do centro cirúrgico. Contudo, os profissionais frisaram que o quadro de Bolsonaro é considerado estável.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...