Silvinei e Anderson Torres dividem cela na Papuda; veja vídeo

Ex-diretor da PRF e ex-ministro da Justiça cumprem pena de 24 anos na “Papudinha”, em Brasília, por decisão administrativa da PMDF

Silvinei Vasques e Anderson Torres

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi colocado na mesma cela que o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Ambos estão custodiados na chamada “Papudinha”, unidade anexa ao 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal.

Os dois foram condenados a 24 anos de prisão no processo sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A informação foi confirmada pela Polícia Militar nesta segunda-feira (29). Em nota, a corporação afirmou que a decisão de manter os dois na mesma cela levou em conta critérios técnicos e operacionais.

“Tal medida decorre, exclusivamente, da capacidade física disponível da unidade, bem como de critérios técnicos de segurança operacional, adotados com o objetivo de garantir a integridade física”, informou a PM.

A Papudinha é uma unidade adaptada para custodiar presos que, por razões de segurança, não podem permanecer junto à população carcerária comum. O local costuma abrigar policiais e integrantes das forças de segurança pública condenados pela Justiça.

Silvinei Vasques foi preso no aeroporto de Assunção, no Paraguai, após tentar embarcar para El Salvador com um passaporte falso. Ele foi transferido ao Brasil e teve a prisão cumprida por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja a cela

Silvinei e Torres, estão em uma cela que tem uma área total coberta de 54,76 metros com quarto, banheiro, lavanderia, cozinha, sala e área externa de 10,07 metros. Veja o vídeo:

A capacidade do local é para quatro pessoas, no entanto, o espaço está destinado a ser usado como Sala de Estado Maior e deve ter somente os dois presos.

O espaço oferece geladeira, chuveiro com água quente, armários, cama de casal e TV. São oferecidas cinco refeições por dia (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia).

O banho de sol é feito na área externa da cela, permitindo inclusive a prática de exercícios físicos, com total privacidade e sem controle de horário.

Há posto de saúde com dois médicos clínicos, três enfermeiros, dois dentistas, um assistente social, dois psicólogos, um fisioterapeuta, três técnicos de enfermagem, um psiquiatra e um farmacêutico.

Além disso, o espaço está a 8,2 km de distância da UPA de São Sebastião e 15,8 km de hospitais particulares de Brasília, como o Sírio Libanês.

Leia também

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...