Ouvindo...

Greve dos professores: prefeitura de BH irá apresentar nova proposta na segunda-feira

A categoria, que rejeita o reajuste salarial de 2,49% proposto pela PBH, irá realizar uma assembleia na terça-feira (17)

Mais de 90% da rede municipal está sendo impactada pela greve dos professores.

O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos), afirmou que, na próxima segunda-feira (16), o município deve fazer uma proposta aos professores da rede municipal, que estão em greve desde a última sexta-feira (9).

“Já está sendo feita negociação com as classes e no dia 16 a PBH irá apresentar uma proposta, ter uma conversa com todos, e eu tenho convicção, quem sabe, de que será satisfatório”, disse à Itatiaia.

Nesta quinta-feira (12), o prefeito em exercício visitou obras da prefeitura na Avenida Perimetral, na região do Barreiro. Em março deste ano, moradores denunciaram uma enorme cratera no local, problema agravado em decorrência das chuvas.

Greve dos professores

Até a última quarta-feira (11), a Secretaria de Educação, em nota enviada à Itatiaia, indicava que mais de 90% das escolas municipais foram impactadas pela greve dos professores.

Das 324 instituições de ensino da prefeitura, apenas 14 operam normalmente, enquanto 48 estão fechadas e 262 funcionam de forma parcial.

Leia também

A categoria decidiu, em assembleia-geral na quarta-feira, manter a greve por tempo indeterminado.

Os professores rejeitam o reajuste salarial de 2,49% proposto pela prefeitura. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH), o percentual está abaixo da inflação e do Piso Nacional do Magistério.

Na próxima terça-feira (17), os servidores irão se reunir novamente para uma nova assembleia que decidirá os rumos do movimento grevista.

Prefeito em exercício

O presidente da Câmara Municipal de BH (CMBH), vereador Juliano Lopes, assumiu o cargo de prefeito no último domingo (8).

O parlamentar assumiu o cargo de forma interina devido a uma viagem do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) a Israel.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.