Moradores e transeuntes da Avenida Perimetral, uma das principais vias de acesso na região do Barreiro, em Belo Horizonte, denunciam que a via está com grave problemas de infraestrutura, entre eles, uma enorme cratera. A situação tem se agravado significativamente com as recentes chuvas - o que gera a preocupação dos cidadãos.
Ainda segundo os moradores, o buraco tem aumentado de tamanho e, além disso, há reclamações sobre o acúmulo de lixo em áreas verdes próximas, onde pessoas descartam irregularmente entulhos, como brita e restos de materiais de construção. Um poste já chegou a ser ‘engolido’ pela erosão.
Para evitar o aumento do buraco, alguns moradores colocaram pedras no local, mas isso está longe de ser uma solução definitiva para o problema.
Impacto nas conexões urbanas
A Avenida Perimetral é uma via crucial que conecta diversos bairros importantes, como Solar, Vila Pinho e Vila Minério. Ela também proporciona acesso ao anel rodoviário, ao centro de Belo Horizonte e à BR-040. Dessa forma, os problemas estruturais da via causam impactos na mobilidade da região.
À Itatiaia, a subsecretária de Zeladoria Urbana (Suzurb) informou que está em fase de elaboração de projeto, para posterior execução de obras, a reconstituição da rede de drenagem superficial da avenida Perimetral, próxima à numeração 1.290, na Vila Pinho. A Suzurb também esclareceu que, mesmo em eventos de fortes chuvas, o local está sendo monitorado para evitar agravamento da erosão.