Ouvindo...

Gleisi Hoffmann reage à derrota do governo na Câmara: ‘Votaram contra o povo’

A ministra das Relações Institucionais disse que a decisão de derrubar a MP alternativa ao IOF desfavorece ‘o país e o povo’

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou a derrubada pela Câmara dos Deputados da medida provisória (MP) alternativa o IOF do presidente Lula. Ela disse que os deputados votaram nesta quarta-feira (8) “contra o país e o povo”.

A MP precisaria ser aprovada ainda nesta quarta no Congresso para não perder a validade. O texto era uma das apostas do Ministério da Fazenda para equilibrar as contas públicas.

“Hoje ficou claro que a pequena parcela muito rica do país não admite que seus privilégios sejam tocados. Não querem pagar impostos como a maioria dos cidadãos. E não querem que o governo tenha recursos para investir em políticas para a população. Quem votou na Câmara para derrubar a MP que taxava os super ricos votou contra o país e o povo”, escreveu ela na rede social X.

Leia também

O projeto daria uma arrecadação extra de R$ 17 bilhões para o governo em 2026. A MP alterava as regras de tributação sobre investimentos, fintechs e compensações tributárias, uma alternativa ao decreto que aumentava alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O governo, no entanto, enfrentou resistência do Centrão, sobretudo na Câmara dos Deputados. Parlamentares avaliaram que a aprovação da matéria daria gás para a campanha eleitoral de Lula no ano que vem.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.