Ouvindo...

Lula diz ser ‘bobagem’ relacionar votação da MP do IOF às eleições

Presidente defende aprovação da medida que precisa ser aprovada nesta quarta-feira (8) pelo Congresso

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (8) que é uma “bobagem” associar a votação da Medida Provisória (MP) 1304 — que altera a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) — a interesses eleitorais.

“Eu espero que o Congresso dê uma demonstração de maturidade. É uma bobagem colocar isso [a votação] como uma questão eleitoral. As coisas são feitas porque têm o momento adequado para acontecer. Quem define o prazo de votação não é o presidente, é o Congresso Nacional”, afirmou Lula à jornalistas.

Leia também

A declaração ocorre em meio à articulação de partidos de oposição que tentam derrubar a MP, considerada essencial pelo Ministério da Fazenda para equilibrar as contas públicas.

A medida precisa ser aprovada até as 23h59 desta quarta-feira pela Câmara e pelo Senado, sob pena de perder a validade.

O texto prevê arrecadação extra de R$ 17 bilhões em 2026, mas enfrenta resistência do Centrão, que teme favorecer o governo em um ano pré-eleitoral. Lula rebateu as críticas e afirmou que votar contra a medida é votar contra o país.

“Quando algumas pessoas pensam pequeno e dizem que vão votar contra porque vai favorecer o Lula, não é o Lula que vai ganhar. (...) Se eles não quiserem votar agora, eles estão votando contra o interesse do povo brasileiro”, complementou o presidente.

Para garantir a aprovação, o governo exonerou temporariamente três ministros que são deputados federais para que reassumam os mandatos e votem a favor da MP: André Fufuca (Esporte), Celso Sabino (Turismo) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Após a votação, eles serão reconduzidos aos cargos.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.