Ouvindo...

‘Derrota do povo brasileiro’, diz Lula após Câmara derrubar MP alternativa ao IOF

A Casa retirou da pauta o texto que garantiria R$ 17 bi para o governo em 2026 e deixou a MP perder a validade

Lula e Haddad

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (8) que a derrubada da medida provisória (MP) alternativa ao IOF na Câmara dos Deputados "é uma derrota para o povo brasileiro”.

“A decisão da Câmara de derrubar a medida provisória que corrigia injustiças no sistema tributário não é uma derrota imposta ao governo, mas ao povo brasileiro. Essa medida reduzia distorções ao cobrar a parte justa de quem ganha e lucra mais. Dos mais ricos”, escreveu o presidente nas redes sociais.

A MP precisaria ser aprovada ainda nesta quarta no Congresso para não perder a validade. O texto era uma das apostas do Ministério da Fazenda para equilibrar as contas públicas.

Leia também

“Impedir essa correção é votar contra o equilíbrio das contas públicas e contra a justiça tributária. O que está por trás dessa decisão é a aposta de que o país vai arrecadar menos para limitar as políticas públicas e os programas sociais que beneficiam milhões de brasileiros. É jogar contra o Brasil”, completou Lula.

O projeto daria uma arrecadação extra de R$ 17 bilhões para o governo em 2026. A MP alterava as regras de tributação sobre investimentos, fintechs e compensações tributárias, uma alternativa ao decreto que aumentava alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.