Ouvindo...

Celso Sabino anuncia que permanecerá no governo Lula apesar de pressão do União Brasil

Ministro do Turismo diz que decisão é pelo sucesso da COP30 e pelo bem do Pará, e caracteriza momento como seu ‘Dia do Fico’

O ministro do Turismo, Celso Sabino

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), afirmou nesta quarta-feira (8) que não deixará o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo diante da decisão de seu partido, o União Brasil, que abriu processo para expulsá-lo por desrespeitar a determinação de deixar cargos no governo.

Em entrevista antes da reunião da Diretoria-Executiva do União Brasil, Sabino ressaltou que sua permanência tem como objetivo garantir a realização da COP30, conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática que será realizada em Belém (PA) em novembro, além de manter o avanço do turismo e serviços no país. “Pelo bem do turismo, pelo bem dos serviços que a gente vem fazendo em todo o país, mas especialmente pelo bem do povo do Pará, pela realização da COP30, eu vou permanecer no governo”, afirmou.

Leia também

O ministro destacou ainda que sua decisão não é apenas uma defesa da conferência, mas também do projeto do governo federal. “Fico no ministério, fico ao lado do presidente Lula também por entender que é o melhor projeto para o Brasil”, disse, caracterizando o episódio como o seu “Dia do Fico”, referência ao gesto histórico de Dom Pedro I.

Ainda há esperança

O ministro afirmou que ainda tentará diálogo com a cúpula do União Brasil, que integra uma federação com o PP. “Acredito que o partido tomou decisões equivocadas, açodadas, mas há tempo ainda de buscarmos o diálogo”, disse.

O partido, que faz federação com o PP, decidiu que seus integrantes não poderiam mais fazer parte do governo Lula.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio