Ouvindo...

Fux vota pela absolvição total de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro

O réu era acusado de formação de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado

Ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro Anderson Torres

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux absolveu o réu Anderson Torres em todos os crimes julgados pela Primeira Turma da Cortes na ação penal que analisa a trama golpista. O magistrado não viu provas o suficiente para condenar o ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL) nos autos.

O réu era acusado de formação de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Nesta quarta-feira (10), Fux também absolveu Jair Bolsonaro por todos os crimes imputados contra ele, além de Augusto Heleno.

Por outro lado, o ministro condenou Walter Braga Netto e Mauro Cid por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, em ambos os casos formando maioria para condenação no Supremo.

Também votaram pela condenação o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Jornalista formada pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, na apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.