Mais de 70% de São Paulo está sob alerta severo por conta dos baixíssimos índices de umidade relativa do ar. Os índices podem atingir 12%. Especialistas dizem que o ideal é que a umidade esteja próxima de 60%.
A Defesa Civil do Estado enviou alerta na tarde desta quarta-feira (10) para os celulares dos moradores de 466 dos 645 municípios paulistas.
A situação é mais crítica no interior de São Paulo em regiões tradicionais como Sorocaba, Campinas e Ribeirão Preto. O órgão estadual diz que a situação de emergência é causada pelas condições climáticas registradas nesta semana.
Leia também
Previsão do tempo: 16 estados e o DF em alerta vermelho para ‘clima de deserto’ ‘Grande Perigo’: Inmet emite alerta para dezenas de cidades de MG; confira a lista
Em casos extremos, a baixa umidade pode causar sérios problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias. Neste tipo de situação, as autoridades em saúde recomendam à população que beba bastante água, evite atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, umidifique os ambientes internos e jamais faça queimadas.
A umidade baixa também aumenta significativamente as chances de incêndios em vegetação. O governo de São Paulo afirma que está monitorando a situação em tempo real, e novos alertas poderão ser enviados a qualquer momento, caso a situação persista.