Um dia antes de pedir
No dia 14 deste mês, Leônidas comunicou o pedido de desligamento do cargo.
Segundo a ocorrência que a Itatiaia teve acesso, o agente da PF, ao constatar a presença da substância semelhante à maconha, questionou o então secretário, que acabou confirmando que o material pertencia a ele.
Foi registrado que o material teria menos de 40g, o que
Na ocasião, a Polícia Federal apreendeu o material que estava na bagagem do secretário, e o orientou a comparecer ao fórum quando solicitado para responder sobre a infração.
Procurado pela reportagem, o ex-secretário Leônidas Oliveira não respondeu nossas tentativas de contato. O espaço segue aberto.
A Itatiaia também procurou a Polícia Federal, mas sem retorno até a publicação desta matéria.
O que disse o Boletim de Ocorrência
Compareceu ao Centro Integrado de Segurança Pública, localizado no Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves, município de Confins/MG, o segurança que estava de serviço na área restrita na delegacia do Aeroporto de Confins, acompanhado para registro com o autor Leônidas José de Oliveira, alegando que:
Nesta data (13/09/2023), foi acionado pela equipe de Raio X, na esteira de embarque, pois havia sido constatado que dentro de sua bagagem havia um cilindro contendo substância esverdeada semelhante a maconha.
O Policial Federal acionou as guarnições ao local permanecendo na esteira e realizou contato com o proprietário, o Sr. Leônidas José de Oliveira, que confirmou ser sua a substância.
Em seguida o Policial Federal apresentou o Sr. Leônidas José de Oliveira e a quantidade de aproximadamente 3g de substância análoga à maconha, que foram verificados na presença do Sr. Leônidas, e armazenados em saco próprio para vestígios, lacre de número xxxx, que seguirá juntamente com o REDS e Cadeia Chavezeta.
Cabe ressaltar que o autor, Sr. Leônidas José de Oliveira, confirmou a dinâmica retratada acima.
Diante dos fatos a substância foi apreendida, conforme campo de material.
O autor foi orientado que posteriormente será notificado a comparecer ao Fórum quando solicitado e a importância de manter ativos os telefones e email. Permanecendo no CISP apenas para o registro do Boletim de Ocorrência e foi liberado ao término.
Saída do governo foi por “motivos pessoais”
Como a Itatiaia já mostrou, a gestão de Leônidas havia passado por turbulências nos últimos meses.
Em uma nota obtida pela Itatiaia no dia 14 de setembro, quando pediu secretário pediu sua exoneração, o chefe da pasta dizia que sua decisão sair do governo foi por “motivos pessoais”. “Nos últimos cinco anos, trabalhei para descentralizar os recursos desta pasta e para manter diálogo com a cadeia produtiva. Mesmo em momentos desafiadores, como na pandemia, conseguimos implementar políticas públicas adequadas. O fortalecimento da economia criativa e a geração de emprego e renda nas áreas de cultura e turismo me deixam orgulhoso”, pontuou.
A