O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) prepara uma viagem à Europa no próximo dia 12 para se encontrar com partidos e grupos políticos de extrema-direita. O objetivo, segundo aliados, é ampliar a pressão internacional contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e buscar apoio a sanções contra o magistrado.
De acordo com informações preliminares, Eduardo já tem compromissos agendados com representantes da Polônia, Finlândia, Portugal, França, Grécia e Espanha, todos com assento no Parlamento Europeu. Como parte dessa ofensiva, foi protocolado um pedido de sanções contra Moraes, subscrito por 16 deputados estrangeiros.
A iniciativa foi anunciada pelo parlamentar polonês Dominik Tarczynski, que afirmou que a União Europeia não deveria “ficar de braços cruzados” diante da atuação de Moraes no Brasil. O filho do ex-presidente agradeceu o gesto e declarou que a medida é uma forma de conter o que chamou de “novo modelo de censura” supostamente introduzido pela Suprema Corte brasileira.
A viagem de Eduardo coincide com a reta final do