O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve fazer uma série de ligações a líderes estrangeiros nesta semana para discutir a sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, além dos esforços para o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Segundo apurou a Itatiaia, o petista deve conversar com os presidentes da França, Emmanuel Macron, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, além do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.
Desde que o tarifaço entrou em vigor, no último dia 6, Lula tem se esforçado para abrir novos mercados às exportações brasileiras que antes seriam destinadas aos Estados Unidos.
Um dos focos neste sentido é a assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que se arrasta há meses diante da resistência do agronegócio europeu, sobretudo francês, que teme perder mercado para os produtos sul-americanos.
Já com Ramaphosa, a estratégia é parte de uma articulação conjunta do Brics para responder ao tarifaço de Donald Trump.