Ouvindo...

Em meio a julgamento de Bolsonaro, Lula recebe chefes militares e jurista italiano

Agenda sintetiza as posições que o presidente decidiu adotar em relação ao caso

O presidente Lula e os três comandantes das Forças Armadas

No encerramento da semana marcada pelo início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desta sexta-feira (5) sintetiza as posições que o petista adota em relação ao caso.

O primeiro compromisso do dia no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, é com o jurista italiano Luigi Ferrajoli, criador da corrente jurídica conhecida como garantismo, teoria que prega o respeito máximo aos direitos fundamentais e às garantias processuais, a fim de impedir arbitrariedades judiciais do Estado.

Em uma rápida fala à imprensa na terça-feira (2), dia do início do julgamento de Bolsonaro no STF, Lula defendeu o direito à presunção de inocência de seu antecessor e seus aliados.

Leia também

Já às 13h, Lula almoça com o ministro da Defesa, José Múcio, e com os atuais e ex-comandantes das Forças Armadas, em uma demonstração de proximidade com a alta cúpula militar em um momento de tensão causada pelo julgamento.

Pela primeira vez, em 135 anos de República, oficiais de alta patente do Exército e Marinha sentam no banco dos réus para responder por tentativa de golpe de Estado, incluindo um ex-comandante da força naval e dois ex-ministros da Defesa.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio