CPMI troca depoimento de Vorcaro por empresária para sessão de segunda (23)

Banqueiro fica fora da agenda depois de decisão do STF que o desobrigou; comissão substitui oitiva para evitar esvaziamento dos trabalhos

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS alterou a pauta da 31ª reunião, marcada para a próxima segunda-feira (23), e confirmou a oitiva da empresária Ingrid Pikinskeni Morais Santos no lugar do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A mudança oficializa que Vorcaro não prestará depoimento nesta data.

O documento divulgado pela CPMI registra “alteração do convocado” e “alteração do depoente” entre os dias 18 e 20 de fevereiro. Com isso, a agenda passa a prever apenas a oitiva de Ingrid, às 16h.

Até então, a comissão vinha anunciando que ouviria Vorcaro após sucessivas remarcações. O objetivo era cobrar explicações sobre suspeitas envolvendo empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, com mais de 250 mil contratos sob investigação por possível ausência de autorização dos beneficiários.

A mudança ocorreu depois que o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, decidiu no dia 19 que o banqueiro não é obrigado a comparecer à CPMI. Após a decisão, a defesa informou que ele não participaria da sessão.

Leia também

Ingrid Pikinskeni foi convocada com base nos requerimentos 415/2025 e 1496/2025. Ela é casada com Cícero Marcelino, apontado nas investigações como um dos operadores de fraudes ligadas a contratos de crédito envolvendo aposentados e pensionistas.

Nos bastidores, ao substituir o depoente, a cúpula da CPMI tenta manter o ritmo dos trabalhos e evitar o esvaziamento da sessão.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...