O jornalista José Luiz Datena perdeu um processo em que pedia indenização de R$ 100 mil contra o influenciador Pablo Marçal (PRTB). A decisão do juiz Christopher Alexander Roisin ainda prevê que o apresentador terá que pagar R$ 10 mil em honorários. Ainda cabe recurso à decisão.
Datena acionou a Justiça depois de ser chamado de “comedor de açúcar” e “assediador sexual” pelo influenciador, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais de Marçal.
As falas ocorreram na ocasião em que
Na decisão, Roisin afirma que a alegação de que a frase “comedor de açúcar” se trata de gordofobia “não encontra amparo na acusação”. Segundo o juiz, a fala de Marçal “não se trata de agressão verbal”.
Já sobre a acusação de assédio sexual, o juiz avaliou que Marçal teria utilizado a expressão “de forma imprecisa e inadequada, atribuindo ao termo um significado que não condiz com sua definição jurídica e socialmente reconhecida”.
Roisin ainda diz que as falas do influenciador configuram “mera manifestação de cunho pessoal e especulativo”, e justifica que o acontecimento foi influenciado pela situação de Marçal, que estava hospitalizado após a agressão.
Ao ser procurado pela CNN Brasil sobre a decisão, Marçal afirmou: “já perdoei o Datena pelo que ele fez. Segue o jogo”.
À Itatiaia a defesa de Datena, o advogado Eduardo Leite, informou que “como é de conhecimento de todos, os processos estão sendo encerrados de comum acordo com o Datena e o Marçal, alguns já foram encerrados, e esse também será encerrado”.