Ouvindo...

CPMI do INSS agenda novos depoimentos e deve ouvir Onyx Lorenzoni em novembro

Entre os nomes chamados estão Alexandre Guimarães, ex-diretor do INSS, e Jucimar Fonseca da Silva, ex-coordenador de Pagamentos e Benefícios; ambos citados em relatórios da PF

CPMI do INSS começa semana com novas oitivas

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS definiu o cronograma de nove depoimentos entre os dias 27 de outubro e 17 de novembro. Entre os convocados está o ex-ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, que prestará esclarecimentos no dia 6 de novembro.

A nova etapa das oitivas deve aprofundar as investigações sobre um suposto esquema de fraudes em pagamentos de aposentadorias e pensões. O colegiado também ouvirá ex-diretores do Instituto Nacional do Seguro Social e representantes de entidades sindicais ligadas à Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal.

Leia também

Entre os nomes chamados estão Alexandre Guimarães, ex-diretor do INSS, e Jucimar Fonseca da Silva, ex-coordenador de Pagamentos e Benefícios. Ambos são citados em relatórios da PF que apontam movimentações financeiras milionárias e suspeitas de cobrança de propina em contratos e repasses.

Também devem comparecer à comissão Cecília Rodrigues Mota e Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, dirigentes de associações suspeitas de participar do esquema que desviava recursos de aposentados por meio de descontos indevidos em benefícios.

A CPMI pretende usar as oitivas para confrontar versões e cruzar informações com documentos apreendidos nas investigações. A expectativa dos parlamentares é identificar a cadeia de responsabilidades e o destino final dos valores desviados.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.