Ouvindo...

Com os mesmos candidatos de 2022, Lula perderia para Bolsonaro em 2026, diz pesquisa

Apesar disso, petista lidera as intenções de voto em vários dos cenários contra oponentes da direita, segundo o levantamento

Segundo levantamento, presidente Lula perderia para Jair Bolsonaro em 2026 se os candidatos fossem os mesmos de 2022

Com os mesmos candidatos à Presidência da República que concorreram em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje, perderia para Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.

Os dados são da pesquisa Latam Pulse, iniciativa conjunta entre os institutos AtlasIntel e Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira (28).

Apesar disso, em outros cenários testados pelo levantamento, o petista leva a dianteira – tanto contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), quanto contra Michelle Bolsonaro (PL).

No cenário igual ao das últimas eleições, o ex-presidente teria 45,4% dos votos ante 44,6% de Lula. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 3,7% das intenções de voto, seguido por Simone Tebet (1,8%) e demais candidatos, que, reunidos, somam 1,6%.

Pesquisa Latam Pulse

Outro cenário testado foi um embate entre Lula e governadores de direita, como Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná.

Nele, ganham destaque o atual presidente, que lideraria com 44,1% das intenções de voto, e o chefe do Executivo paulista, que teria 31,8% dos votos. Em seguida, aparecem Zema, com 4,4%, e Ratinho Júnior, com 4%.

Pesquisa Latam Pulse

Lula também lidera no cenário contra a esposa de Jair Bolsonaro, Michelle. O levantamento aponta que o petista tem 44,2% de intenção de votos contra 29,7% da mulher do ex-presidente.

Aparecem também Romeu Zema (7,1%), Ratinho Júnior (5,2%), Ciro Gomes (4,5%) e Ronaldo Caiado (União Brasil), com 4,3% neste cenário.

Pesquisa Latam Pulse

A última configuração de candidatos testada pelos institutos também dá margem para a vitória de um petista nas eleições.

Sem Lula, o levantamento colocou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), na disputa, que lidera as intenções de voto com 36,2% contra Tarcísio de Freitas, com 32,2%. Ciro Gomes (7,5%), Ratinho Júnior (4,3%) e Romeu Zema (4,1%) aparecem em seguida no panorama estudado.

Pesquisa Latam Pulse

Segundo turno

A pesquisa ainda testou os nomes dos candidatos em relação a um embate no segundo turno. Dos nomes colocados, Lula só não venceria Jair Bolsonaro, contra quem empata, com ambos tendo 48,3% das intenções de voto, e Tarcísio de Freitas, que tomaria a dianteira com 48,4% das intenções de voto contra 46,6%.

O petista supera no segundo turno Michelle Bolsonaro, Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Eduardo Leite.

Pesquisa Latam Pulse

O levantamento, feito entre os dias 20 e 25 de agosto, contou com 6.238 respostas por meio do recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.