Ouvindo...

Com líder do Panamá, Lula diz que comércio internacional é usado para ‘chantagem’

José Raúl Mulino se reuniu com o presidente brasileiro no Palácio do Planalto

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, e o presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (28) que o comércio internacional está sendo usado para “coerção e chantagem”. Ele deu a declaração após uma reunião com o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, no Palácio do Planalto.

“Tentativas de restaurar antigas hegemonias colocam em xeque a liberdade e a autodeterminação de nossos povos. Ameaças de ingerência pressionam instituições democráticas e comprometem a construção de um continente integrado, desenvolvido e autônomo. O comércio internacional é utilizado como instrumento de coerção e chantagem”, declarou o petista à imprensa.

A reunião com Mulino é parte da mobilização que Lula tem feito com líderes estrangeiros para tentar abrir novos mercados aos produtos brasileiros após a sobretaxa de 50% aplicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Leia também

No discurso, o petista mencionou ainda o Canal do Panamá, alvo de investida do líder americano, que já anunciou a vontade de retomar o controle da passagem interoceânica.

“O Brasil apoia integralmente a soberania do Panamá sobre o canal conquistada após décadas de luta”, disse Lula.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.