Ouvindo...

Lula encaminha recondução de Gonet à PGR para avaliação do Senado

O presidente indicou novamente Gonet para o cargo de PGR; na função, o procurador-geral apresentou denúncia contra Bolsonaro ao STF

Lula reconduziu Paulo Gonet ao cargo de PGR

O governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (28), a indicação da recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República (PGR). Agora, cabe ao o Senado Federal avaliar novamente o nome do indicado de Lula (PT).

O PGR terá de ser novamente sabatinado e votado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Somente após essa etapa ele será submetido ao plenário da Casa. Em 2023, Gonet foi aprovado com o voto favorável de 65 senadores e contrário de 11.

Leia também

Indicação

Gonet foi indicado por Lula em 2023, mesmo sem integrar a lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Essa lista orientou as escolhas presidenciais até Jair Bolsonaro, que rompeu a tradição em 2019 ao nomear Augusto Aras, também de fora da seleção da categoria.

No cargo, Gonet foi responsável por apresentar a denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal, caso que será julgada a partir do próximo dia 2 de setembro.

Quem é Paulo Gonet

Nascido em Brasília em 1961, Paulo Gonet Branco é jurista e professor. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), ingressou no Ministério Público Federal em 1987.

Reconhecido por sua atuação técnica e discreta, é autor de obras jurídicas de referência e professor de Direito Constitucional no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), fundado por Gilmar Mendes.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.