O governo federal
O PGR terá de ser novamente sabatinado e votado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Somente após essa etapa ele será submetido ao plenário da Casa. Em 2023, Gonet foi aprovado com o voto favorável de 65 senadores e contrário de 11.
Indicação
Gonet foi indicado por Lula em 2023, mesmo sem integrar a lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Essa lista orientou as escolhas presidenciais até Jair Bolsonaro, que rompeu a tradição em 2019 ao nomear Augusto Aras, também de fora da seleção da categoria.
No cargo, Gonet foi responsável por apresentar a denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal,
Quem é Paulo Gonet
Nascido em Brasília em 1961, Paulo Gonet Branco é jurista e professor. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), ingressou no Ministério Público Federal em 1987.
Reconhecido por sua atuação técnica e discreta, é autor de obras jurídicas de referência e professor de Direito Constitucional no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), fundado por Gilmar Mendes.