Ouvindo...

Lula renova mandato de Paulo Gonet na PGR às vésperas do julgamento de Bolsonaro

Atual Procurador-Geral da República é o responsável pela denúncia de tentativa de golpe de estado contra o ex-presidente e aliados; mandato se encerraria em dezembro

Paulo Gonet foi nomeado para o cargo de PGR em 2023 e reconduzido ao posto em 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a recondução de Paulo Gonet Branco ao cargo de procurador-geral da República (PGR) para mais dois anos de mandato. O atual período de Gonet se encerraria em dezembro.

Leia também

Ele foi indicado pelo próprio Lula em 2023 e não constava na lista tríplice formulada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que balizou a escolha dos presidente da República até Jair Bolsonaro, que decidiu por Augusto Aras em 2019, outro nome fora da seleção dos colegas.

Com mandato chegando ao fim, Gonet ainda precisa ter a recondução confirmada pelo Senado. No cargo, ele foi responsável por apresentar a denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal, caso que será julgada a partir do próximo dia 2 de setembro.

Quem é Paulo Gonet

Nascido em Brasília em 1961, Paulo Gonet Branco é jurista e professor. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), ingressou no Ministério Público Federal em 1987. Reconhecido por sua atuação técnica e discreta, é autor de obras jurídicas de referência e professor de Direito Constitucional no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), fundado por Gilmar Mendes. Foi nomeado por Lula como Procurador-Geral da República em 2023, sendo reconduzido ao cargo em 2025.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.