O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou integrantes de seu partido para uma reunião na noite desta quinta-feira (28) no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
Entre os participantes da reunião, estarão o presidente nacional da legenda, Edinho Silva, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e os líderes petistas na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), e no Senado, Rogério Carvalho (SE).
A Itatiaia apurou que durante o encontro Lula deve discutir o engajamento da bancada petista com as pautas do governo no Congresso, os atos que o PT pretende realizar no 7 de setembro e o posicionamento da legenda durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima semana.
Outro assunto que deve ser debatido é a articulação com outros partidos de esquerda para as eleições de 2026.
Em uma reunião com dirigentes do PDT, PSB, PSOL, REDE, PCdoB, PV e Cidadania na sede nacional do PT em Brasília, na quarta-feira (28), Edinho destacou que o foco dos petistas será a reeleição de Lula e ouviu dos aliados a preocupação com as candidaturas para deputados federais e senadores diante de uma possível ampliação da oposição no Congresso.
Segundo um dos presentes, a possibilidade de uma megafederação para se contrapor às que estão sendo criadas pelo Centrão, como a formada entre União Brasil e PP, esbarra na atual legislação eleitoral, que limita as candidaturas para cargos proporcionais, como as de deputados, a 100% das vagas a serem preenchidas mais um.
Ou seja, os partidos só podem lançar 514 candidatos a deputados, considerando que são 513 cadeiras em disputa na Câmara.