Ouvindo...

Lula convoca reunião com integrantes do PT no Alvorada de olho em 2026

Posicionamento do partido durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou integrantes de seu partido para uma reunião na noite desta quinta-feira (28) no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

Entre os participantes da reunião, estarão o presidente nacional da legenda, Edinho Silva, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e os líderes petistas na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), e no Senado, Rogério Carvalho (SE).

A Itatiaia apurou que durante o encontro Lula deve discutir o engajamento da bancada petista com as pautas do governo no Congresso, os atos que o PT pretende realizar no 7 de setembro e o posicionamento da legenda durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima semana.

Outro assunto que deve ser debatido é a articulação com outros partidos de esquerda para as eleições de 2026.

Leia também

Em uma reunião com dirigentes do PDT, PSB, PSOL, REDE, PCdoB, PV e Cidadania na sede nacional do PT em Brasília, na quarta-feira (28), Edinho destacou que o foco dos petistas será a reeleição de Lula e ouviu dos aliados a preocupação com as candidaturas para deputados federais e senadores diante de uma possível ampliação da oposição no Congresso.

Segundo um dos presentes, a possibilidade de uma megafederação para se contrapor às que estão sendo criadas pelo Centrão, como a formada entre União Brasil e PP, esbarra na atual legislação eleitoral, que limita as candidaturas para cargos proporcionais, como as de deputados, a 100% das vagas a serem preenchidas mais um.

Ou seja, os partidos só podem lançar 514 candidatos a deputados, considerando que são 513 cadeiras em disputa na Câmara.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.