Gerdau investe em tecnologia para produzir com baixa emissão de gases de efeito estufa

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, CEO da empresa, Gustavo Werneck, destaca inovações implementadas pela companhia

CEO da Gerdau, Gustavo Werneck

Prestes a completar 125 anos, a Gerdau tem investido em inovações tecnológicas para otimizar os processos e buscar mais resultados no mercado global. A companhia brasileira é a maior produtora de aço e fechou o segundo trimestre de 2025 com Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de R$ 2,6 bilhões.

No setor produtivo, a empresa tem investido em várias frentes tecnológicas como automação, sistemas com algoritmos e inteligência artificial para aumentar os níveis de segurança e otimizar resultados nas áreas de produção, manutenção e sustentabilidade.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, detalhou quais os setores que estão sendo transformados com a utilização das novas ferramentas.

“A Gerdau vem trabalhando intensamente em todas as possibilidades de usar a tecnologia, utilizando inteligência artificial para melhorar os nossos resultados e processos. A Gerdau já vem, há muito tempo, construindo um nível de automação e de tomada de decisão que está na mão de algoritmos. Usamos cada vez mais a inteligência artificial para podermos melhorar, por exemplo, os nossos custos de manutenção”, destacou.

Werneck ressalta como a transformação digital e a adoção de tecnologias sustentáveis vêm redefinindo os processos da empresa, ampliando a eficiência operacional e consolidando o protagonismo no setor.

“Hoje, todos os nossos processos são controlados por gêmeos digitais, que conseguem prever antecipadamente qualquer falha ou problema de manutenção. A gente atua de uma forma muito mais eficiente para evitar que os equipamentos parem. Do ponto de vista de segurança, de sustentabilidade e de redução da emissão de gases de efeito estufa, estamos cada vez mais atuando. Então, por exemplo, usamos caminhões autônomos, que emitem menos poluentes. Para nós, isso tem sido um tema fundamental para continuarmos sendo referência no mundo, como uma empresa produtora de aço que tem uma emissão muito baixa de gases de efeito estufa”, finalizou.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Oferecimento

Realização

cooparticipação

Apoio Master

Patrocínio

Apoio Institucional

Assessoria de impresa, Media Partner e Produção

Escola de negócio parceria:

Assessoria de imprensa