Com a
A declaração é do presidente da Casa, deputado Tadeu Leite (MDB), em coletiva de imprensa pouco após o fim da reunião plenária que votou a PEC. O parlamentar afirma que a tramitação deve ser retomada já na próxima semana, e que a votação, que pode acontecer ainda neste ano, dependerá da discussão nas comissões.
“Eu como presidente tenho a função e a obrigação de pautar o projeto, os projetos, de uma modo geral, e conduzir os trabalhos da Casa. Por uma placar muito apertado, o governo conseguiu obter os votos necessários para passar essa PEC, e agora acho que é função dessa Casa, já que foi aprovada essa PEC, concentrar na discussão agora do projeto de privatização”, disse.
Tadeuzinho citou ainda que a discussão do projeto de privatização deve passar pela construção de garantias para a população e para os servidores da Copasa, como, porventura, a inclusão de uma tarifa social na conta de água.
“Essa discussão toda, esse esforço todo que a casa tá fazendo com com discussões exaustivas, longas aqui, é para que a gente tenha essa possibilidade de num futuro muito próximo, dos nossos filhos, dos nossos netos, que eles tenham um futuro um estado muito mais saudável saudável, com investimentos acontecendo no estado, coisa que hoje, infelizmente, não acontece a contento de toda a população”, pontua.
De acordo com o presidente da Assembleia, o trabalho feito nos últimos três meses a respeito do pacote de projetos do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) acontece para “termos mais dinheiro para infraestrutura, para asfalto, saúde, educação”.
“É democrático também colocar os projetos em votação e, claro, quando, né, a maioria escolhe aquele resultado, ele tem que ser obviamente obedecido. Então, vamos agora focar no projeto de privatização específica sobre a Copasa”, finaliza.
Aprovação da PEC do Referendo
Por 48 votos a 22, a proposta elaborada pelo governador Romeu Zema (Novo), foi aprovada em segundo turno e será promulgada pelo Legislativo mineiro.