Ouvindo...

Celeguim defende audiência sobre bebidas adulteradas e promete ampla escuta do setor

Relator da proposta, Kiko Celeguim afirma que debate na Câmara vai priorizar a segurança dos consumidores e a proteção de empresários que atuam legalmente

Atenção voltada para o mercado ilegal de bebidas cresce com os casos de intoxicação por Metanol

Os recentes episódios de intoxicação por metanol acenderam um alerta nacional e levaram o deputado Kiko Celeguim (PT-SP), a reforçar a necessidade de respostas rápidas do Congresso. Ele apresentou, junto com a deputada Ana Pimentel (PT-MG), o requerimento para a realização de uma audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. O pedido foi aprovado, e o debate está marcado para a próxima quarta-feira (8), às 10h.

Paralelamente, a Câmara aprovou regime de urgência para o projeto que classifica a falsificação de bebidas como crime hediondo. O parlamentar anunciou que foi convidado para relatar a proposta e confirmou que já iniciou a articulação com representantes do setor.

Leia também

“Já começamos um trabalho firme, ouvindo todos os setores envolvidos, para construir uma proposta que garanta segurança aos consumidores e também aos produtores e empresários que atuam de forma correta. Nosso relatório será resultado de um processo de escuta ampla, marcado pela responsabilidade e pelo compromisso com a vida e com a população brasileira”, afirmou.

A expectativa é de que a tramitação da matéria avance rapidamente diante da pressão por medidas que coíbam o comércio ilegal e reforcem a proteção à saúde pública.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.