Ouvindo...

Ministro da Saúde anuncia reforço no estoque de antídotos contra metanol

Medida preventiva prevê compra de 150 mil ampolas e negociações internacionais por fomepizol

Governo abre inquérito na PF para investigar intoxicações por metanol em São Paulo

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (3) a compra emergencial de antídotos contra intoxicações causadas por bebidas destiladas com metanol. A medida ocorre em meio ao aumento recente de casos suspeitos da contaminação pela bebida, sobretudo no estado de São Paulo.

Leia também

De acordo com o ministro, serão adquiridas 150 mil ampolas de etanol farmacêutico, substância utilizada no tratamento das vítimas. Atualmente, já existe um estoque estratégico de 4,3 mil ampolas armazenadas em hospitais universitários federais e unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A nova compra, segundo Padilha, tem como objetivo reforçar a reposição e garantir a distribuição do medicamento de acordo com a demanda de estados e municípios.

Além do etanol farmacêutico, o ministério busca ampliar o acesso ao fomepizol, considerado um antídoto específico para intoxicações por metanol, mas que não é fabricado no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já acionou produtores internacionais e iniciou contato com as dez maiores agências reguladoras do mundo para identificar fornecedores.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio