Ouvindo...

Câmara dos Deputados poderá ter bancada cristã

Em culto ecumênico nesta quarta (22), Motta prometeu pautar o tema com cristãos

O plenário da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu colocar em votação, nesta quarta-feira (22), um pedido de urgência para o projeto de resolução que cria a bancada cristã. A nova bancada, se aprovada, seria formada por parlamentares evangélicos e católicos, e vai se somar a feminina e a negra.

O projeto foi apresentado pelos presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE).

Leia também

Segundo o requerimento, a formalização da bancada cristã no Regimento Interno representa o reconhecimento de uma realidade política e social amplamente consolidada.

“Tal medida reafirma o compromisso do parlamento com a representatividade plural, assegurando que convicções morais partilhadas por grande parcela da população brasileira encontrem expressão legítima, organizada e transparente no processo legislativo”, diz o requerimento.

O documento diz, ainda, que as duas frentes continuarão existindo e atuando junto da bancada cristã, “de forma independente, em pautas que convergirem e expressarem valores comuns.”

Ao lado da esposa, Motta participou na manhã desta quarta de um culto ecumênico com lideranças católicas e evangélicas.

“Hoje é um dia de muita alegria. Acabo de receber, das mãos do Gilberto e do Gastão, um requerimento de urgência que trata de um projeto de resolução que cria a bancada cristã na Casa, demonstrando que as bancadas evangélica e católica têm interesse de caminhar conjuntamente em muitas pautas que são de interesse da população brasileira. Isso é muito importante para nossa Casa”, disse Motta.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.