Ouvindo...

Após Trump oficializar tarifaço, Lula convoca reunião com ministros no Planalto

Presidente dos EUA estabeleceu que medida entrará em vigor em 6 de agosto e excluiu da lista de produtos sobretaxados o suco de laranja, minerais e aviões não militares

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência no Palácio do Planalto para debater o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros decretado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (30).

Segundo a CNN Brasil, devem participar o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social da Presidência).

Leia também

“Vou me reunir ali para defender outra soberania: a soberania do povo brasileiro em função das medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos”, disse Lula durante a cerimônia de sanção do projeto que proíbe o uso de cosméticos em animais.

Nesta quarta-feira (30), Trump oficializou o tarifaço, mas com uma nova data para a medida entrar em vigor: 6 de agosto. Ele excluiu da lista de produtos sobretaxados o suco de laranja, minerais e aviões não militares.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.