O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma ordem executiva – comparável a um decreto presidencial no Brasil – em que declara emergência nacional para justificar a imposição de uma tarifa adicional de 40% sobre os produtos brasileiros.
Com os 10% já aplicados em 2 de abril, o total vai a 50%, conforme
Em um comunicado, a Casa Branca afirma que os Estados Unidos consideram que políticas e ações recentes do governo brasileiro representam uma ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional, à política externa e à economia americana.
Segundo a administração republicana, a ordem executiva leva em conta a “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivados” pelo governo brasileiro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores.
O texto também menciona o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, segundo a Casa Branca, é um “juiz estrangeiro tirânico”.
“Desde 2019, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem abusado de sua autoridade judicial para ameaçar, atingir e intimidar milhares de seus oponentes políticos, proteger aliados corruptos e reprimir dissidências, muitas vezes em coordenação com outras autoridades brasileiras, incluindo outros ministros do Supremo Tribunal Federal, em detrimento de empresas americanas que operam no Brasil”, diz a nota.
A assinatura da ordem executiva veio no mesmo dia em que Moraes
Ainda segundo a Casa Branca, com a medida, Trump está “defendendo empresas americanas da extorsão, protegendo cidadãos americanos da perseguição política, salvaguardando a liberdade de expressão americana da censura e salvando a economia americana de ficar sujeita aos decretos arbitrários de um juiz estrangeiro tirânico”.