Venezuela: Lula deve conversar com Trump novamente antes do Natal

Petista ofereceu ao americano ajuda para conversar com Nicolás Maduro e evitar intervenção militar

Trump e Lula se encontraram na Malásia neste domingo (26)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (18) que deve conversar mais uma vez com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antes do Natal para tentar mediar uma solução para resolver a tensão da Casa Branca com o regime de Nicolás Maduro na Venezuela.

“Eu estou pensando, antes de chegar o Natal, eu possivelmente tenho que conversar com o Presidente Trump outra vez, para saber o que é possível o Brasil contribuir para que a gente tenha um acordo diplomático e não uma guerra fratricida”, declarou em entrevista a jornalistas, no Palácio do Planalto.

Lula afirmou ter conversado com Maduro para entender o que o presidente venezuelano havia debatido com Trump e questionou as razões de uma possível intervenção militar norte-americana no país vizinho.

“Ele [Maduro] me contou a conversa que ele teve com o Trump, ele me colocou quais foram as coisas colocadas pelo Trump, que eu peço permissão para não dizer, porque quem tem que dizer é ele, não sou eu. Eu disse para ele que eu já tinha informação, porque o Trump já tinha falado isso em uma reunião, e que era possível aquilo que estava em jogo ali, era possível negociar sem guerra. Então, eu fico sempre preocupado com o que está por detrás, porque não pode ser apenas a questão de derrubar o Maduro. Quais são os interesses outros que a gente ainda não sabe?”, perguntou.

O petista voltou ainda a se colocar como um mediador para resolver o impasse. “Estou à disposição, tanto da Venezuela como dos EUA, para contribuir para uma solução pacífica na nossa região”, completou.

Trump manda bloquear petroleiros

Trump ordenou o bloqueio total de todos os petroleiros sancionados entrando e saindo da Venezuela na terça-feira (16), além de designar o regime de Nicolás Maduro como uma organização terrorista estrangeira.

“A Venezuela está completamente cercada pela maior Armada já reunida na História da América do Sul. Ela só vai crescer, e o choque para eles será como nada que já tenham visto antes - Até que devolvam aos Estados Unidos da América todo o Petróleo, Terras e outros Ativos que anteriormente nos roubaram”, escreveu Trump na Truth Social.

Segundo ele, o regime de Maduro está usando petróleo de campos roubados para se financiar, além de terrorismo de drogas, tráfico humano, assassinato e sequestro.

“A América não permitirá que Criminosos, Terroristas ou outros Países roubem, ameacem ou prejudiquem nossa Nação e, da mesma forma, não permitirá que um Regime Hostil tome nosso Petróleo, Terras ou quaisquer outros Ativos, todos os quais devem ser devolvidos IMEDIATAMENTE”, acrescentou.

Tensão EUA x Venezuela

Há meses, uma tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela tem crescido, com ataques norte-americanos a barcos supostamente ligados ao narcotráfico e presença militar em áreas próximas à Venezuela. Os ataques dos EUA já mataram mais de 90 pessoas.

Essas ações fazem parte de uma campanha de pressão contra o governo de Maduro, a quem Trump atribui a entrada de drogas nos EUA. Em breve, devem começar os ataques terrestres, segundo Trump.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...