Ouvindo...

8 de janeiro: Moraes concede liberdade a mineira que apresentou nódulos nos seios

A mulher, que reside em Minas Gerais, deverá seguir medidas cautelares

Sede do STF com pixação em estátua

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória a Alexsandra Aparecida da Silva, envolvida nos atos de 8 de janeiro de 2023 e presa no mesmo dia. De acordo com a defesa da mulher, ela está com ansiedade, depressão e nódulos nos seios.

Alexsandra Aparecida da Silva reside em Paraguaçu (MG). Ela foi denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF) por associação criminosa e incitação ao crime.

Leia também

A ré deverá seguir as seguintes medidas cautelares:

  • Recolhimento domiciliar noturno e nos finais de semana com tornozeleira eletrônica;
  • Apresentações semanais ao Juízo da Vara Única da Comarca de Paraguaçu/MG;
  • Proibição de ausentar-se do país e entrega de passaportes;
  • Cancelamento de passaportes emitidos;
  • Suspensão de documentos de porte de armas de fogo e certificados de colecionamento;
  • Proibição de uso de redes sociais e comunicação com outros envolvidos no processo.

O caso

Alexsandra Aparecida da Silva já havia sido beneficiada com liberdade provisória em março de 2023, por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Na ocasião, ela ficou sujeita a diversas medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de contato com outros investigados e restrições ao uso de redes sociais.

Em julho de 2025, diante do descumprimento dessas medidas, Moraes revogou a liberdade e decretou a prisão preventiva de Alexsandra, que foi levada à Penitenciária de Três Corações, em Minas Gerais.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.