Ouvindo...

Brasil irá se reunir com Rubio para negociar ‘tarifaço’ de Trump na quinta (16)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está nos Estados Unidos desde terça-feira (14) para o encontro com o secretário de Estado de Donald Trump

Lula e Marco Rubio.

O primeiro encontro presencial entre Brasil e Estados Unidos para discutir as tarifas impostas pela Casa Branca ao governo federal acontecerá na quinta-feira (16), conforme confirmado pelo presidente Lula (PT) nesta quarta-feira (15).

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Washington, nos EUA, desde terça-feira (14) e será o responsável pelo primeiro diálogo com o secretário de Estado do presidente Donald Trump, Marco Rubio.

Ao falar sobre o encontro, durante a cerimônia que marcou o início da emissão da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), no Rio de Janeiro, Lula relembrou de forma bem-humorada a conversa que teve com o republicano: “Não pintou uma química [como brincou Trump], pintou uma indústria petroquímica. Amanhã [quinta-feira] vamos ter uma conversa de negociação, e estou dizendo isso a vocês porque a relação humana é química”, declarou.

Leia também

O presidente brasileiro também deu mais detalhes sobre a ligação com Trump, após o breve encontro entre os dois durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. “Ele me ligou, e eu disse: ‘Queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Estou fazendo 80 anos hoje, e você [Trump] fará 80 anos no dia 14 de junho, porque eu pesquisei’”, explicou.

O “tarifaço” de Trump foi imposto ao Brasil em agosto. Como justificativa, o republicano afirmou que se tratava de uma retaliação a decisões que, segundo os Estados Unidos, prejudicariam empresas norte-americanas. No entanto, o presidente também citou, em uma “carta” publicada nas redes sociais, que a medida era uma resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.