Ouvindo...

María Corina Carvalho foi indicada por Marco Rubio, aliado de Trump, ao Nobel da Paz

Ironicamente, um dos principais aliados de Trump, que cobiçava o prêmio, indicou a vencedora no ano passado

María Corina Carvalho, vencedora do Nobel da Paz, foi indicada por Marco Rubio

María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, foi indicada ao prêmio pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, no ano passado. O prêmio era cobiçado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Rubio assinou o documento enquanto ainda era senador da Flórida. A petição também é assinada por Rick Scott, senador dos EUA, Michael Waltz, Embaixador dos EUA na ONU, e María Elvira Salazar, Neal Dunn, Byron Donalds, e Mario Díaz-Balart, membros da Câmara dos Representantes.

O documento foi formulado em 27 de agosto de 2024.

“Acreditamos firmemente que a liderança corajosa e altruísta de María Corina Machado, e sua dedicação inabalável à busca pela paz e pelos ideais democráticos, fazem dela uma candidata merecedora deste prestigioso prêmio”, dizia o documento. Clique aqui e veja.

“Esperamos que o Comitê Nobel reconheça as contribuições notáveis de María Corina Machado e lhe conceda a distinção que ela merece”, concluiu.

Assinatura de Marco Rubio no documento de indicação de María Corina Machado

Leia também

Ironia

Por ironia do destino, hoje Rubio é um dos maiores aliados de Donald Trump na Casa Branca. Recentemente, Trump diz que será um ‘insulto’ se ele não vencer o Prêmio Nobel da Paz por ter resolvido ao menos sete guerras. E, quem venceu, foi indicada por um dos principais apoiadores do presidente.

A Casa Branca, após o anúncio da vitória de María Corina, afirmou que o comitê do Nobel colocou “a política acima da paz” ao conceder o prêmio a ela.

“O presidente Trump continuará alcançando acordos de paz, pondo fim a guerras e salvando vidas”, publicou Steven Cheung, diretor de comunicação da Casa Branca, no X.

Rubio não se pronunciou até o momento.

Vitória de María Corina Machado

Opositora de Nicolás Maduro na Venezuela María Corina Machado ficou “em choque” ao saber que venceu o prêmio Nobel da Paz neste ano. A vitória foi anunciada pelo comitê norueguês do Nobel nesta sexta-feira (10), em Oslo, na Noruega.

Ela foi laureada pelo comitê norueguês do Nobel por “seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

“Como líder do movimento democracia na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos mais extraordinários exemplos de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”, afirmou o comitê.

Ela receberá um prêmio de 11 milhões de coroas suecas, o que equivale a R$ 6,2 milhões, na cotação atual. Todos os prêmios Nobel serão dados aos vencedores no dia 10 de dezembro. Já foram anunciados os vencedores das categorias: Medicina, Física, Química, Literatura e Paz, faltando somente o de Economia.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.