Será anunciado nesta sexta-feira (10), em Oslo, na Noruega, o Prêmio Nobel da Paz. A cerimônia está prevista para ocorrer às 6h no horário de Brasília.
Nas últimas semanas, por várias vezes o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ele merecia vencer o prêmio, uma vez que resolveu sete guerras.
Segundo o professor de Relações Internacionais da UNA, Fernando Sette Júnior, ele se referia às tensões de Egito e Etiópia, Índia e Paquistão, Sérvia e Kosovo, Armênia e Azerbaijão e Israel e Irã.
De acordo com o docente, a fala se trata de um “exagero retórico”. “Nenhuma dessas disputas foi efetivamente encerrada pelos EUA. São conflitos ainda ativos ou com cessar-fogos frágeis. A frase foi usada para inflar sua imagem de negociador e buscar legitimidade internacional”, declarou.
Trump terá que acabar com guerra em Gaza se quer o Nobel, diz Macron Trump Nobel da Paz? Post de Hillary Clinton movimenta a internet Vencedores do Nobel assinam manifesto pela democracia e multilateralismo
Para o especialista, as chances do presidente norte-americano vencer são baixas.
“Apesar de já ter sido nomeado e de tentar sustentar a narrativa de pacificador, o Nobel exige resultados verificáveis e duradouros, o que não se aplica aos casos citados. A candidatura de Trump tem mais efeito político e midiático do que real possibilidade de vitória”, concluiu.
Trump chegou a dizer recentemente que seria
O prêmio deve ser dado a alguma organização humanitária ou internacional, segundo especialistas.