Ouvindo...

Trump terá que acabar com guerra em Gaza se quer o Nobel, diz Macron

Presidente da França afirmou que Donald Trump é o único que pode pressionar Israel pelo fim do conflito na Faixa de Gaza

Macron ressaltou que os Estados Unidos fornecem armas para Israel

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta terça-feira (23) que Donald Trump terá que acabar com a guerra na Faixa de Gaza se quiser ganhar o Nobel da Paz. Segundo ele, o presidente dos Estados Unidos é o único que tem poder para pressionar Israel para encerrar o conflito de quase dois anos.

“A razão pela qual ele pode fazer mais do que nós é porque não fornecemos armas que permitem que a guerra em Gaza seja travada. Não fornecemos equipamentos que permitem que a guerra seja travada em Gaza. São os Estados Unidos da América que fazem isso”, disse Macron”, disse Macron, em entrevista à BFM TV da França.

O francês também comentou o discurso de Trump durante a Assembleia Geral da ONU, onde o americano criticou as Nações Unidas, disse que sozinho resolveu sete conflitos, e rejeitou a inciativa de países aliados para endossar um Estado Palestino.

“Vejo um presidente americano que está envolvido, que reiterou esta manhã na tribuna: ‘Eu quero paz. Resolvi sete conflitos’, que quer o Prêmio Nobel da Paz. O Prêmio Nobel da Paz só é possível se você acabar com esse conflito (Gaza)”, ressaltou Macron.

Na segunda-feira (22), a França reconheceu oficialmente o Estado da Palestina. Segundo Macron, a comunidade internacional falhou em construir uma paz “justa e duradoura” no Oriente Médio.

Segundo ele, a solução dos dois estados é a única que pode levar paz para Israel. “Reconhecer os direitos legítimos do povo palestino não retira em nada os direitos do povo israelense, que a França apoia desde o primeiro dia”, disse o presidente da França.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.