Ouvindo...

Trump critica ONU na tribuna da própria ONU: ‘Palavras vazias não encerram guerras’

Presidente dos Estados Unidos fez duras críticas à Organização das Nações Unidas em seu discurso na Assembleia Geral

Presidente Donald Trump fez duras críticas à ONU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras críticas à atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) durante seu discurso, nesta terça-feira (23), na Assembleia Geral da própria ONU.

Trump avaliou que a entidade tem “muito potencial”, mas que não chega perto de atingir tudo o que pode. Em seguida, ressaltou que “palavras vazias não encerram guerras, a única coisa que encerra guerras é ação”. Trump afirmou que foi o responsável por acabar com sete guerras durante seu primeiro mandato e não recebeu qualquer ajuda da entidade internacional.

Veja mais: Lula cita condenação de Bolsonaro na ONU: ‘Recado para autocratas’

“Nunca aconteceu antes (a resolução de sete guerras). É ruim que eu tive que fazer isso, em vez da ONU. E, tristemente, em todos os casos a ONU nem tentou ajudar, em nenhum deles. Terminei sete guerras, lidei com líderes de todos esses países e nunca recebi nem um telefonema da ONU oferecendo ajuda para finalizar os acordos”, afirmou Trump.

O presidente dos EUA fez uma piada com o teleprompter que não estaria funcionando no início de seu discurso e depois ironizou a ONU.

“Tudo que ganhei da ONU foi uma escada que parou no meio. Se a primeira-dama não estivesse em boa forma, ela teria caído. Mas ela está em boa forma, nós dois estamos. E aí, o teleprompter que não funciona. Isso são as duas coisas que ganhei da ONU, uma escada e um teleprompter ruins”, afirmou Trump.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.